A história dos VW 1302 Cabrio Made in Portugal

Encontros realizados pelo VW Ar Clube de Portugal

Moderador: 0059 José Amador

Responder
0003 JLima
Mensagens: 383
Registado: segunda abr 26, 2010 9:03 am

A história dos VW 1302 Cabrio Made in Portugal

Mensagem por 0003 JLima » quinta abr 12, 2012 6:28 pm

Tertúlia com José Moreno Sousa

A história com final feliz dos VW 1302 Cabrio karman made in Portugal

Em ano de aniversário do nosso Clube, nada melhor que uma tertulia com mais de 20 anos, na pessoa do promotor e realizador da história dos VW 1302 Cabrio karman made in Portugal, senão os únicos “feitos” de acordo com o projeto e características originais de fabrica

Esta história, namorada por mim algum tempo, tem um valor histórico de grande importância, uma vez que resulta da busca de material fotográfico e registos da época, reforçada pelo fato da inexistência à data de tecnologias de que hoje dispomos

Uma das primeiras aparições do exemplar vermelho, foi num dos primeiros encontros do Clube, em Viana do Castelo

O meu agradecimento ao Amigo JMSousa por aceitar o meu desafio, ao remexer o seu passado e contar-nos uma das muitas aventuras da sua vida

Obrigado Amigo JMSousa, espero que um dia volte a encontrar um dos seus “meninos”

Imagem

Participação no encontro Nacional do Clube em Viana do Castelo

Imagem
Última edição por 0003 JLima em quinta abr 12, 2012 6:55 pm, editado 1 vez no total.

0003 JLima
Mensagens: 383
Registado: segunda abr 26, 2010 9:03 am

Re: A história dos VW 1302 Cabrio Made in Portugal

Mensagem por 0003 JLima » quinta abr 12, 2012 6:46 pm

O inicio da aventura por JMSousa

TRANSFORMAÇÃO DE CAROCHAS EM CABRIOS IGUAIS AOS PRODUZIDOS NA KARMANN

Tudo começou quando no Verão de 1987 estava de férias no Sul de Espanha, e determinada noite fui visitar a marina de Puerto Banus perto de Marbella, e quando estava na fila para entrar na marina com o meu Citroen CX, fui informado que só era permitido entrar para o seu interior alguns carros que fossem mais vistosos, para além daqueles que eram de proprietários de barcos acostados na marina. Tive que entrar a pé, e lá, verifiquei que de entre os primeiros estavam lá vários Ferrari, Porsches, Rolls Royce, Bentley e VW carocha descapotáveis. Aí percebi que estes VW também eram eleitos por quem gosta de ver carros fora de série, e acho que nesse momento me “apaixonei” por esses carros.

Em 1988 decidi conjuntamente com um amigo de Coimbra iniciar um processo de transformação de dois Volkswagen em cabriolet, um para cada um de nós, mas com o objetivo de fazer uma réplica fiel do modelo original carroçado na Karmann, isto é, iguais aos que vi na marina de Puerto Banus .
Para isso compramos na Alemanha um 1302 LS Karmann original de 1972, em nossa opinião o cabrio mais bonito de todos os carochas descapotáveis. Como curiosidade, este carro custou-nos lá cerca 6 000 marcos alemães, o que corresponde agora a cerca de 6 000 euros. O estado geral do carro era bom á exceção do motor que gastava e perdia óleo.

Imagem

Imagem

Quando cá chegou o carro, iniciamos a procura de Volkswagen 1302 S, para quem não sabe, 1302 com motores 1600, e aí começou a primeira dificuldade, pois este modelo só foi produzido em finais de 1970,1971 e poucos em 1972, e já na altura se viam poucos a circular e não havia internet como hoje para ajudar a encontrar esses modelos.

Imagem

Imagem

Compramos o primeiro em Fafe, e quando o pusemos ao lado do cabrio original, verificamos que contrariamente ao que pensávamos, as carrocerias são completamente diferentes, em especial a partir da normalmente chamada linha de cintura para cima. Não se aproveita nenhum vidro, as portas são diferentes, o aro do para-brisas é completamente diferente, a típica grelha por baixo do vidro de trás desaparece, e tem que ser montado um sistema compensador para a refrigeração, os vidros das portas têm aros cromados á volta, o chassis tem que ser reforçado com um perfil em U feito em chapa de 3 mm, e depois o problema da capota, talvez o mais caro de todo o projeto.

Imagem

Imagem

Imagem

Era na altura possível importar uma capota completa, só que custava cerca de 800 contos (4 000 €). Esta capota, com três camadas de revestimento, para além da elaborada estrutura metálica que não se vê quando montada, tem algumas peças em madeira de Teca, com uma configuração muito difícil de construir, diversas peças de aço torneadas, e um considerável conjunto de borrachas de vedação para além de um conjunto de várias peças metálicas que constituem a estrutura da mesma. Tínhamos pela frente muito trabalho de serralheiro, carpinteiro, estofador e torneiro mecânico, só para as capotas, para além dos trabalhos de chapeiro, mecânica e eletricidade e pintura.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Outra das dificuldades neste projeto, foi encontrar quem importasse tudo o que se não conseguisse fabricar, pois após consulta a vários concessionários da Volkswagen portugueses e espanhóis, nem sequer tinham os microfilmes com as referências das muitas peças necessárias. Por sorte, descobrimos uma pequena empresa de acessórios de automóveis em Vigo, que graças á vontade e carolice do proprietário, conseguimos importar todas as borrachas, vidros dos para-brisas, e óculos traseiros, os laterais encomendamos na Covina pois tínhamos os do carro original que serviram para fazer os moldes, importamos os elevadores dos vidros traseiros, algumas madeiras para as capotas que mesmo tentando não se conseguiram fabricar com qualidade, fechos para as capotas, e diversas pequenas peças que agora seria difícil enumerar.

Imagem

Imagem

Imagem

Importamos materiais da Alemanha, do Brasil e do México.

O objetivo era fazer réplicas iguais ao original que ficassem impecáveis, em que para além da transformação, fossem também revistas toda a chaparia, mecânica e eletricidade.

Como forma de amortizar os custos decidimos fazer a transformação em 5 carros, três dos quais seriam para vender, e os outros dois ficariam para nós.
Optamos por fazer os trabalhos de chapeiro e pintura numa oficina em Coimbra, que pelo conhecimento que dela tínhamos nos oferecia alguma confiança, o que acabamos mais tarde por confirmar. Para os trabalhos de estofador, a opção foi realizá-los naquele que na altura era o mais antigo e mais conceituado estofador do Porto, na rua da Torrinha. Foi necessário fazer alterações nos bancos de trás que tiveram que ser encurtados, revestimento dos da frente, cartelas das portas e cartelas de trás novas e diferentes. Convém não esquecer que nos cabrio os vidros laterais traseiros são de abrir, e portanto teve que se construir o sistema de calhas e fixação dos elevadores dos mesmos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Depois de concluídos os trabalhos, foi necessário um processo de aprovação pela Direção Geral de Viação, tendo sido feito um projeto, memória descritiva e consequente vistoria a todos os carros, que foram aprovados.

Imagem

Um dos ultimos registos, depois de uma noite de chuva e inundações que deixou um dos VW neste estado

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Foi um enorme trabalho, muita despesa, muito tempo dedicado, imensas viagens, mas no final foi gratificante, pois ficamos com cinco belos exemplares de Volkswagen 1302 LS Karmann, um dos descapotáveis que ainda hoje considero mais conseguidos e bonitos no universo dos clássicos.

José M. Sousa

O encanto de um VW Cabrio

Imagem

JLIMA

Avatar do Utilizador
0059 José Amador
Site Admin
Mensagens: 1872
Registado: terça ago 31, 2010 12:12 am
Localização: Olivais - Lisboa / Marinhais - Santarém

Re: A história dos VW 1302 Cabrio Made in Portugal

Mensagem por 0059 José Amador » segunda abr 16, 2012 3:01 am

Parabéns, excelente trabalho!!! :o :o

Avatar do Utilizador
0059 José Amador
Site Admin
Mensagens: 1872
Registado: terça ago 31, 2010 12:12 am
Localização: Olivais - Lisboa / Marinhais - Santarém

Re: A história dos VW 1302 Cabrio Made in Portugal

Mensagem por 0059 José Amador » quarta set 27, 2017 11:32 pm

Ainda por aí andam, visto a 16 de Setembro de 2017 à venda em Cascais

Imagem

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes