Caros Amigos
Algum dos Sócios do nosso Clube tem experiência da utilização de óleo de silicone como substituto do óleo do circuito de travões?
Se sim, qual a diluição aconselhada?
Oleo de travões
Moderador: 0059 José Amador
Re: Oleo de travões
Falei com uma pessoa ligada ao assunto que usa o óleo de silicone DOT5.
Vantagens, é muito pouco higroscópico (não absorve água) que é o problema do anterior DOT4
com os problemas que acarreta nos carros que estão parados por longo período de tempo fazendo surgir
ferrugem nos bombitos, bomba central e no circuito em geral. Este problema aparentemente fica resolvido.
Desvantagens, para instalar em circuitos de travões que já trabalham com o óleo comum exige várias
lavagens o que nem sempre é viável pois não é fácil remover todos vestígios.
Este problema não existe numa circuito de travões novo.
Vantagens, é muito pouco higroscópico (não absorve água) que é o problema do anterior DOT4
com os problemas que acarreta nos carros que estão parados por longo período de tempo fazendo surgir
ferrugem nos bombitos, bomba central e no circuito em geral. Este problema aparentemente fica resolvido.
Desvantagens, para instalar em circuitos de travões que já trabalham com o óleo comum exige várias
lavagens o que nem sempre é viável pois não é fácil remover todos vestígios.
Este problema não existe numa circuito de travões novo.
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- Registado: quarta set 01, 2010 10:43 pm
Re: Oleo de travões
Os veículos militares americanos usam o Dot5.
Estou a tentar saber se as marcas americanas, fabricadas na Coreia, que estão à venda no nosso País, também usam o Dot5.
A indústria de plásticos, usa óleo de silicone como desmoldante, mas há três diluições e ainda não descobri qual será a correcta.
O circuito de travões totalmente novo será o mais fácil, mas também o mais dispendioso.
Usando tricloroetileno, tetracloroetileno (mais difícil de encontrar) ou o diluente celuloso e ar comprimido, será possível limpar bem, os tubos metálicos do circuito, os bombitos desmontados, bomba principal, também toda desmontada e o reservatório do óleo. Será apenas necessário substituir por novos, os quatro tubos flexíveis. Utilizar estes produtos em ambientes bem ventilados, ou mesmo ao ar livre. O tri ou tetra cloroetileno são hepatotóxicos.
Estou a tentar saber se as marcas americanas, fabricadas na Coreia, que estão à venda no nosso País, também usam o Dot5.
A indústria de plásticos, usa óleo de silicone como desmoldante, mas há três diluições e ainda não descobri qual será a correcta.
O circuito de travões totalmente novo será o mais fácil, mas também o mais dispendioso.
Usando tricloroetileno, tetracloroetileno (mais difícil de encontrar) ou o diluente celuloso e ar comprimido, será possível limpar bem, os tubos metálicos do circuito, os bombitos desmontados, bomba principal, também toda desmontada e o reservatório do óleo. Será apenas necessário substituir por novos, os quatro tubos flexíveis. Utilizar estes produtos em ambientes bem ventilados, ou mesmo ao ar livre. O tri ou tetra cloroetileno são hepatotóxicos.
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Re: Oleo de travões
Voltando a este tema, posso acrescentar:
Os veículos de marcas americanas fabricados na Coreia, usam no circuito de travões o DOT 4.
Os veículos militares americanos em território português, também usam o DOT4 e alguns mais antigos, ainda o DOT3.
Da pesquisa que fiz sobre o óleo de silicone DOT 5, as opiniões dividem-se:
Desde pessoas que o aplicaram em mais de 50 automóveis clássicos, sem problemas, durante 10 anos, beneficiando de ponto de ebulição elevado (260º C) e sem danificar a pintura.
Outras referem alguns receios, apontando desvantagens:
Óleo mais viscoso, não miscível com o DOT 3 ou DOT 4, que retém bolhas de ar, difíceis de eliminar ao sangrar, deixando sempre o pedal de travão "esponjoso".
Para anular este inconveniente, é aconselhável substituir toda a tubagem do circuito de travões, por outra de maior secção.
O facto de não ser higroscópico, parece não ser grande vantagem, porque a humidade que entra no circuito, vai depositar-se também nas zonas mais baixas e provocar corrosão.
Não pode ser usado em veículos com servo-freio e ABS. Para os nossos VW Clássicos, só havia servo-freio como acessório para o Tipo 2.
O DOT 5 resulta bem em circuitos de travões curtos, como os das motos.
Junto dois link de óleo de silicone DOT 5:
http://www.putoline.com/en/products/cat ... chrijving/
http://www.mamut.net/automec_uk/
Para terminar, uma referência ao DOT 5.1,que parece ser menos higroscópico, miscível com o DOT3 e DOT4 e tem a mesma temperatura de ebulição(260º C), que o DOT5.
Os veículos de marcas americanas fabricados na Coreia, usam no circuito de travões o DOT 4.
Os veículos militares americanos em território português, também usam o DOT4 e alguns mais antigos, ainda o DOT3.
Da pesquisa que fiz sobre o óleo de silicone DOT 5, as opiniões dividem-se:
Desde pessoas que o aplicaram em mais de 50 automóveis clássicos, sem problemas, durante 10 anos, beneficiando de ponto de ebulição elevado (260º C) e sem danificar a pintura.
Outras referem alguns receios, apontando desvantagens:
Óleo mais viscoso, não miscível com o DOT 3 ou DOT 4, que retém bolhas de ar, difíceis de eliminar ao sangrar, deixando sempre o pedal de travão "esponjoso".
Para anular este inconveniente, é aconselhável substituir toda a tubagem do circuito de travões, por outra de maior secção.
O facto de não ser higroscópico, parece não ser grande vantagem, porque a humidade que entra no circuito, vai depositar-se também nas zonas mais baixas e provocar corrosão.
Não pode ser usado em veículos com servo-freio e ABS. Para os nossos VW Clássicos, só havia servo-freio como acessório para o Tipo 2.
O DOT 5 resulta bem em circuitos de travões curtos, como os das motos.
Junto dois link de óleo de silicone DOT 5:
http://www.putoline.com/en/products/cat ... chrijving/
http://www.mamut.net/automec_uk/
Para terminar, uma referência ao DOT 5.1,que parece ser menos higroscópico, miscível com o DOT3 e DOT4 e tem a mesma temperatura de ebulição(260º C), que o DOT5.
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